quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Introdução aos estudos históricos

Esta aula pode ser trabalhada com todos os alunos de qualquer série, mas especialmente para os alunos do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio.

1. Tema

O tema da aula é a introdução aos estudos históricos.

2. Objetivos

Esta aula tem como objetivos desenvolver nos alunos a compreensão de conceitos fundamentais para a aprendizagem de história, principalmente o conceito de História como ciência; a importância das fontes, e os seus diversos tipos; as limitações dos historiadores na produção histórica; e por último, os conceitos de anterioridade, posterioridade, simultaneidade, mudança e permanência.

3. Estratégias

I. Primeiramente faz-se um levantamento com os alunos perguntando-lhes o que entendem por História. Após escutar a opinião de alguns alunos, o professor deve orientá-los que a palavra História é polissêmica, ou seja, tem vários significados, entre eles:

a) ficção: os livros de aventura, as novelas de televisão ou os filmes de cinema contam histórias muitas vezes inventadas para despertar nossa atenção sobre determinado assunto, fazer-nos refletir ou simplesmente para nosso entretenimento. Essas histórias criadas a partir da imaginação humana, com seus lugares e personagens, são chamadas também ficção. Muitas vezes, as obras de ficção são inspiradas no conhecimento de épocas passadas, como acontece em filmes e romances de época.

b) processo vivido: as lutas e os sonhos, as alegrias e as tristezas de uma pessoa ou de um grupo social fazem parte de sua história, de suas vivências. Assim, o conjunto dos acontecimentos e das experiências que ocorrem no dia a dia, tanto de uma pessoa quanto de um grupo, pode ser chamado de história vivida. Essa história integra a memória (recordações) das pessoas que a viveram.

c) área de conhecimento: a produção de um conhecimento que procura entender como os seres humanos viveram e se organizaram desde o passado mais remoto até os dias atuais constitui uma área de investigação ou disciplina chamada História. Nesse sentido, História constitui um saber preocupado em desvendar e compreender as condições históricas (historicidade) das vivências humanas, ou seja, em tratar essas vivências como expressão da época em que elas ocorreram.

II. Agora indaga-se aos alunos como é possível investigar o que já ocorreu. Deve-se explicar o que é um documento histórico, e suas diversas formas, se pode colocar na lousa para registro o seguinte registro:

O que chamamos de documentos, fontes ou evidências históricas não é necessariamente produzido pelos indivíduos com o objetivo de deixar testemunhos para aqueles que viverão no futuro. São os pesquisadores, ao estudarem determinado documento, que atribuem um sentido a esses documentos. Cada pesquisador elege, baseado em estudos, experiência pessoal e objetivo de trabalho, um conjunto de critérios científicos para definir a relevância e o sentido do material histórico que tem em mão. Dessa maneira, o presente influencia o modo como vemos e entendemos o passado do homem.
Existem diferentes tipos de documentos históricos, podemos dividi-los em três categorias:
  • documentos escritos: registros em forma de inscrições, cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos ou particulares, entre outros;
  • documentos não escritos: registros da atividade humana, como vestimenta, armas, utensílios, pinturas, esculturas, construções, músicas, filmes, fotografias, etc.
  • documento oral: depoimento de pessoas sobre os aspectos da vida social e individual, de uma determinada época ou acontecimento no qual a pessoa que depõe tenha tido contato.
Os alunos devem ser lembrados que estes documentos podem ser encontrados em diversos locais, mas que desde o fim do século XIX, com o desenvolvimento da História como disciplina acadêmica foram construídas instalações próprias para preservar estes rastros do passado, como museus, arquivos público, e a instituição de órgãos de preservação de determinado ambiente ou prática social, como o IPHAN. Pode-se completar esta informação que o IPHAN é responsável pelo tombamento de legados culturais no Brasil, e que pelo mundo há a UNESCO, que visa preservar legados da cultura humana. A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica.

O professor deve dizer que estas fontes não retratam a realidade de uma determinada época, mas sim um recorte do que ocorreu no passado. A pessoa por fazer este recorte é o historiador, ou seja, o profissional responsável pela produção do conhecimento histórico. Este historiados como um homem do tempo em que ele vive é influenciado pelo seu presente, e por isso, a seleção de documentos para a montagem da história que escreve é condicionada por suas crenças e convicções. Dessa forma, a pesar da história ser uma ciência que busca a objetividade, ela não é algo absoluto. É por isso que reescreve-se continuamente a história, pois esta é o produto de uma época também.

III. Por último, vamos trabalhar com os alunos alguns conceitos de temporização. Para isso existem várias atividades que se pode trabalhar.

a) Um atividade em grupo é dividir os alunos em 3 ou 4 grupos. A cada um dos grupos é pedido para na próxima aula trazer algum tipo de documento da época de seus pais. Um grupo pode trazer cartas da época de juventude dos pais ou avós. Um outro grupo fica responsável por trazer fotos. O terceiro deve trazer músicas que seus parentes gostavam. O último pode fazer uma pesquisa sobre programas de televisão ou filmes da época dos pais. A partir da apresentação dos documentos pelos grupos, o professor deve confrontar os documentos com objetos dos próprios alunos e tentar demonstrar as transformações que ocorreram ao longo do período (infância/ juventude dos pais/filhos).

b) Uma outra atividade a ser proposta pode ser a análise da seguinte charge:

(Angeli, Andes e Depois)

O professor pode pedir para os alunos levantarem diversos pontos comuns e diferentes nas duas imagens que compõem o cartum.


Após realizar uma ou ambas atividades, o professor pode apresentar  ou pedir aos alunos que eles elaborem a definição das seguintes noções:

a) Anterioridade: época anterior, que se passou antes de outro evento.
b) Posterioridade: época posterior, que ocorreu depois de um outro evento.
c) Simultaneidade: Eventos que ocorrem de forma concomitante, ou seja, ao mesmo tempo, não implicando que um influi no outro.
d) Mudança: Aquilo que deixou de ser o mesmo, algo que já não é igual, semelhante, podendo ser um mesmo objeto, mas essencialmente diferente do que já foi.
e) Permanência: Algo que continua da mesma forma, que não mudou, não sendo necessariamente a mesma coisa, mas essencialmente parecido.

4. Avaliação

Peça para os alunos responder a seguinte exercício:

Com base no que aprendemos nesta aula, responda ao que se pede:

(Ambrogio Lorenzetti. A vida no campo. Os efeitos do bom governo no campo (c. 1337-1340))


(Reuters. Trabalhadores Rurais no Rio Grande do Sul, 2011)

1) As duas imagens acima representam que tipo de fonte histórica?
2) Qual das duas imagens ocorreu antes?
3) O que de semelhante em ambas imagens?
4) Quais são as diferenças?
5) Você sabe dizer que época essa imagens retratam? (essa pergunta é opcional, não deve valer a nota)

Referencias:
BRAICK, P. R. e MOTA, M. B. História: das cavernas ao terceiro milênio vol.1 Das Origens da humanidade à Reforma Religiosa na Europa. Ed. Moderna. 2011.
Cotrim, G. História Global: Brasil e Geral vol.1 Ed. Saraiva. 2011.
CERQUEIRA, C. PONTES, M.A., SANTIAGO, P. Por dentro da História vol. 1. Ed. Escala 2011.

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